quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Designer cria carro ecológico que faz barulho parecido com música eletrônica.
http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/designer-cria-carro-ecologico-que-faz-barulho-parecido-com-musica-eletronica/14234
segunda-feira, 28 de junho de 2010
O principal fator para a sobrevivência de qualquer organismo é dispor de uma fonte de energia ou alimento. Assim, o equilíbrio de um ecossistema requer padrões complexas de relações de alimentação ou de cadeias alimentares. Essas cadeias começam nos vegetais, que são a fonte primaria de alimento e energia (por sua vez, eles produzem energia por meio da fotossíntese, utilizando fatores ambientais como luz solar, água, dióxido de carbono e minerais). Os animais herbívoros, que se alimentam de vegetais, são devorados por animais carnívoros, que também podem ser fonte de alimentos para outros carnívoros.
Aquecimento global: A principal causa do aquecimento global é a poluição atmosfera. Todos os dias em jornais, revistas, televisão e etc... São acompanhadas pelo mundo, todas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo rapidamente no clima mundial, nos últimos anos nunca foi visto algo assim como mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores.
O aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes (os derivados da queima de combustíveis fósseis, e na atmosfera esses são os principais). Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infravermelha emitida pela terra, dificultando a dispersão do calor.
As causas para o aquecimento global é o aumento do nível dos oceanos; crescimento e surgimento de deserto; aumento de furações, tufões e ciclones; e ondas de calor.
Principais problemas ambientais: A conseqüência direta da intervenção humana, no planeta e no ecossistema, causando equilíbrios ambientais no planeta comprometendo a vida.
Para um planeta mais equilibrado: Cada pessoa poderia fazer a sua parte (um exemplo seria separa o lixo), o governo poderia ter mais ação ( um exemplo é manter as cidades mais limpas, e não limpa por ter algum evento, mais sim por ter uma cidade limpa e saudável).
Pegada ecológica:
Se todos vivessem como eu, seria necessária uma capacidade de regeneração de 1.4 planetas por ano.
Para sustentar o meu etilo de vida, seriam necessários 2.5 hectares globais da área bioprodutiva do planeta terra.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
terça-feira, 18 de maio de 2010
Sociologia
quarta-feira, 12 de maio de 2010
comentei nos blogs de...
http://alanacamboim.blogspot.com/
http://desi882008.blogspot.com/
Celulas Tronco
A célula-tronco é definida como a célula com capacidade de gerar diferentes tipos celulares e reconstituir diversos tecidos. apresenta a propriedade de auto-renovação, ou seja, gerar uma cópia idêntica a si mesma. As células-tronco podem ser chamadas de "adulta" e "embrionária". Células-tronco tem sido muito debatido, e é objeto freqüentemente exposto na mídia. Como a maioria das grandes novidades, esta área está sendo superestimada se for considerada a realidade atual, entretanto não há dúvidas de que as suas potencialidades são enormes, e pode-se esperar um novo tipo de Medicina a partir da evolução dessas pesquisas. Na verdade, o que se tem hoje é uma série de perspectivas e os resultados obtidos nas experiências em animais de pequeno porte não podem, ainda, ser extrapolados para a espécie humana. Experiências clínicas têm, entretanto, mostrado resultados alentadores. Os diferentes tecidos são formados por células com características diversas. Por exemplo: o tecido muscular está constituído por células especializadas em contração, os miócitos. O tecido ósseo está constituído por osteoblastos, o tecido nervoso por neurônios, e assim por diante. Quando uma das primeiras células do embrião sofre uma mitose e se divide, as duas células resultantes têm a mesma constituição genética e as mesmas características. A embriogênese progride com a contínua multiplicação das células, aumentando o número das mesmas e o tamanho do embrião. O interessante é que dentro da célula mais primitiva, o zigoto, existe informação suficiente para que, na medida em que essas células forem se dividindo, aos poucos ocorra uma diferenciação, originando diferentes linhagens que formarão diferentes tecidos como: muscular, ósseo, nervoso, etc. Durante muito tempo, os biólogos ensinavam a mitose como sendo a divisão de uma célula em duas exatamente iguais. Há relativamente pouco tempo, com os novos entendimentos propiciados pela moderna biologia celular, foi sendo definido um novo tipo de mitose. A mitose assimétrica. O conhecimento desta mitose assimétrica permitiu a ideação de um tipo de célula com características especiais. Esta célula ao se dividir origina uma célula que se diferencia e outra que mantém as mesmas características da original. Desta maneira, ela pode se diferenciar em outra, ao mesmo tempo em que pode manter suas características primordiais. Esta manutenção de características permite, no organismo adulto, que haja um grupo de células que ainda mantêm características ancestrais, ou precursoras, ou tronco. Por essa razão são denominadas células-tronco.
Com o desenvolvimento da terapia celular, com as células-tronco, será possível, nas próximas décadas, restaurar células nervosas, ajudar na regeneração de órgãos como o fígado e o coração, e até chegar à cura do diabetes tipo 1 e de doenças degenerativas como o mal de Alzheimer. Encontradas em todo o corpo, mas em maior quantidade na medula óssea e no sangue do cordão umbilical, as células-tronco, também chamadas célula.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Biologia
A biologia tem a função de estudar a vida, buscando a compreender as características de um ser vivo. Não se atende somente ao funcionamento vital, mas também às relações de comportamentos e hábitos particulares ou em conjunto dos índividuos, de orgânica: vírus, bactérias, protozoários, fungos, vegetais e animais, integrantes altivos e passivos do meio físico-químico inorgânico.
Existe os níveis de organização em biologia.
Molécula - Organela - célula - tecido - órgão - ecossistema - Biosfera.
Uma das 6 areas, escolhece da biologia são:
Anatomia é o ramo da biologioa no qual se estudam a estrutura e organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente. O nosso corpo humano é composto por várias “partes” que se ligam, para ser mais claro, umas dependem das outras. Cada parte (sistema, órgão, etc) fica responsável por uma ou mais funções. Todas as partes do corpo humano se relacionam e funcionam de forma harmônica entre si. É bastante importante conhecer seu funcionamento externo e interno.
Citologia é o ramo da biologia que estuda as células no que diz respeito à sua estrutura, suas funções e sua inportância na complexidade dos seres vivos. A maioria das células são tão pequenas, que é necessário juntar milhares para cobrir a área de um centímetro quadrado.a importância da citologia é estudar detalhadamente os componentes da célula.
Ecologia é a ciência que estuda os ecossistemas. Observa as relações dos seres vivos entre si e inseridos no meio ambiente, esses componentes são de importância vital para a vida da célula e em geral para a vida dos seres vivos.
Embriologia é a ciência que estuda a formação dos complexos órgãos e sistemas de um animal, a parti de uma única célula indiferenciada. Faz parte da biologia do desenvolvimento. Considerando-se o desenvolvimento humano, este desenvolvimento inicia-se pela fecundação, gerando o zicoto ou ovo, que passará por três fases sucessivamente: mórula, bástula e gástrula. É estudada pelas ciências da saúde e biológicas.
Evolução:ramo da biologia, é a mudança da, caractéristicas hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem ao longo do tempo. A importância da evolução ta ligado diretamente com, a evolução da especie humana e animal, tecnologia.
Virologia é o estudo dos vírus e suas propriedades. Essencialmente, os vírus são "ácidos nucléico envolvido por um pacote protéico", inertes no ambiente extra celular, somente sendo capazes de reproduzir-se dentro da célula hospedeira, por isso são frequentemente classificados como "parasitas intracelulares obrigatórios". os estudantes das áreas Biológicas para os conceitos básicos envolvidos na biologia molecular destes organismos sub-microscópicos, de forma a dotar os futuros licenciados de ferramentas que lhes permitam compreender algumas das questões práticas e mediáticas com que são quase diariamente confrontados. Referenciem-se, como exemplos, os problemas relacionados com a SIDA ou a febre aftosa, as Pestes Suínas e Equinas, a transgénese de plantas por infecção de vírus recombinantes ou as BSE e vCJD.