segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ecologia: A maior unidade ecológica na terra é a Biosfera, que abrange todos os ambientes onde existem organismos vivos: atmosfera, superfície terrestre e oceanos. A biosfera pode ser dividida num grande número de subunidades ecológicas, ou ecossistemas, onde os organismos vivos se mantêm em equilíbrio entre si e com o meio ambiente: uma lagoa, uma floresta decídua ou um deserto são exemplos típicos de ecossistemas.
O principal fator para a sobrevivência de qualquer organismo é dispor de uma fonte de energia ou alimento. Assim, o equilíbrio de um ecossistema requer padrões complexas de relações de alimentação ou de cadeias alimentares. Essas cadeias começam nos vegetais, que são a fonte primaria de alimento e energia (por sua vez, eles produzem energia por meio da fotossíntese, utilizando fatores ambientais como luz solar, água, dióxido de carbono e minerais). Os animais herbívoros, que se alimentam de vegetais, são devorados por animais carnívoros, que também podem ser fonte de alimentos para outros carnívoros.


Aquecimento global: A principal causa do aquecimento global é a poluição atmosfera. Todos os dias em jornais, revistas, televisão e etc... São acompanhadas pelo mundo, todas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo rapidamente no clima mundial, nos últimos anos nunca foi visto algo assim como mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores.
O aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes (os derivados da queima de combustíveis fósseis, e na atmosfera esses são os principais). Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infravermelha emitida pela terra, dificultando a dispersão do calor.
As causas para o aquecimento global é o aumento do nível dos oceanos; crescimento e surgimento de deserto; aumento de furações, tufões e ciclones; e ondas de calor.
Principais problemas ambientais: A conseqüência direta da intervenção humana, no planeta e no ecossistema, causando equilíbrios ambientais no planeta comprometendo a vida.


Para um planeta mais equilibrado: Cada pessoa poderia fazer a sua parte (um exemplo seria separa o lixo), o governo poderia ter mais ação ( um exemplo é manter as cidades mais limpas, e não limpa por ter algum evento, mais sim por ter uma cidade limpa e saudável).

Pegada ecológica:
Se todos vivessem como eu, seria necessária uma capacidade de regeneração de 1.4 planetas por ano.
Para sustentar o meu etilo de vida, seriam necessários 2.5 hectares globais da área bioprodutiva do planeta terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário